O USO MEDICINAL DO URUCUM

URUCUM ou URUCU.

Urucu, ou urucum, fruto do urucuzeiro da família das bixáceas, arvore nativa da América tropical, chega a alcançar até seis metros de altura, suas folhas são de cor verde-claro e com flores rosadas e seus frutos, se tornam vermelhos quando amadurecem.

BENEFICIOS MEDICINAIS DO URUCUM.

Esta planta fornece para nós muitos benefícios medicinais, é rica em cálcio, ferro, fósforo, aminoácidos etc. Contém vitaminas B2, B3, A e C, contém também cianidina, ácidos salicílico e elágicos, contém fitoquímicos que ajudam a prevenir e combater algumas doenças, o urucum veio da Ásia para as Américas trazida pelos espanhóis no século 17.
Rico em carotenoides, ele também é aproveitado nas indústrias para fazer aquele corante que usamos na culinária em cosméticos bronzeadores etc.

DOENÇAS QUE PODEM SER TRATADAS COM O URUCUM.

As sementes do urucum, são usadas para curar icterícias, o chá pode ser dado para as crianças para combater vermes, pode-se misturar as sementes com azeite ou óleo de coco para fazer um remédio caseiro para aplicar em feridas, picadas de insetos etc. O uso da tintura remonta a antiguidade, para tratar doenças venéreas, controlar os sintomas da menopausa, melhorar a libido sexual, e para diminuir suores noturnos, dores, ou inchaço.
—————————————————————————————–

Princípios Ativos : Taninos; Celulose; Açúcares; Óleos essenciais diterpênicos: farnesilacetona, geranil, geranlol, geranil-formato, geranil-octedeconoato; Óleo essencial monoterpênicos e sesquijerpênicos; Banzenóide: ácido gálico; Óleo fixo; Pigmentos (carotenóides): bixina, metil-bixina, nor-bixina, trans-bixina, Bcaroteno; e criptoxantlna, zeaxantina, orelina. Ácidos graxos saturados e insaturados; Flavonoides: bissulfato-7-apigenina, cosmosiina, blssulfato-8hipoaletina, bissulfato-7  -Iuteolina, luteolina 7 -Q-B-Dglucosldeo, isoscutelarelna; Protelnas; Fosfolipfdlos; Vitaminas: A, B2 e C; 

Saponinas; Sais minerais: potássio, fósforo, cálcio, ferro.

Contra-indicações/cuidados: gestantes e lactantes. para o fígado e pâncreas. Pode causar variações na taxa de glicose. URUCU10253817_320764178077742_4536229319626429413_nObs.: a casca da semente tem efeito tóxico ao pâncreas e fígado, acompanhado de hiperglicemia e aparente aumento de insulina. A seTóxicmente não provoca em ratas, nenhum sinal de toxicidade aparente, porém, em cachorro, se observou pancreotoxicidade, hepatotoxicidade e incremento aparente do nível de insulina.

Interação Medicamentosa: A casca da semente causa hiperglicemia e elevação da taxa de insulina.

Toxicologia: A casca da semente é pancreotóxica e hepatotóxica. Também causa alterações no nível de Glicose. Não deve ser usada; A dosagem de qualquer outra parte da planta deve ser estritamente observada.

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/urucum.html#.U7ASg_ldVhU#ixzz362B0bTM0

—————————————————————————————–
Para a médica nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro  “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia”, Sylvana Braga, o urucum, que muitos usavam para obter um bronzeamento rápido, quem diria, agora ganha espaço na busca pela boa forma. De origem nacional
e com características funcionais, vem da semente de urucum e auxilia no emagrecimento. Também chamado de Urucum  Bixa Orellana L., é um extrato que tem efeitos sobre o organismo como um todo. É muito usado pelos índios na culinária e para ornamentação do corpo.

“O uso mais comum dá-se através das suas sementes trituradas ou através da manipulação em laboratório.  Conhecido como colorau, pode ser acrescentado à dieta em saladas, massas, arroz e sopa”, conta.
Para a nutróloga, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.
Fonte do texto: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/urucum-ajuda-a-emagrecer-reduz-radicais-livres-e-diminui-colesterol
—————————————————————————————–

SEMENTE DE URUCUM REDUZ O COLESTEROL EM ATÉ 94%.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*